Senado aprova acordo de isenção de vistos com a Ucrânia

Escrito por admin no dia 26 de setembro de 2011 em Sem categoria - Nenhum Comentário

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) o texto do acordo internacional assinado pelo governo do Brasil com o governo da Ucrânia. O acordo assinado entre os governos do Brasil e da Ucrânia, em Kiev, em 2 de dezembro de 2009, trata da isenção parcial de vistos diplomáticos.
O acordo estabelece que não serão necessários vistos em passaportes válidos para entrar, permanecer, transitar e sair do Estado da outra parte contratante para fins de turismo e negócios. Essa isenção é válida para períodos de até 90 dias, durante um intervalo de 180 dias, contado da data da primeira entrada. A matéria foi relatada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Para os brasileiros descendentes de ucranianos que obtiverem a Carteira de Ucraniano do Exterior continua válida a regra de concessão de visto gratuito a cada 5 anos, podendo entrar e sair em qualquer momento e mesmo se estabelecer na Ucrânia. O Estudante de Medicina Eduardo Leal de Curitiba está cursando medicina em uma Universidade em Kyvi e paga como ucraniano, cujo valor é bem menor, e não como estrangeiro. A Carteira de Ucraniano do Exterior se obtem conforme as instruções no site www.rcub.com.br e instruções adicionais por telefone às segundas, quartas e sexta-feiras entre 9:00 e 12:00 horas no telefone (041) 33351220.

Deixe um Comentário