Carteira de Ucraniano no Exterior

O que é a Carteira de Ucraniano no Exterior?

O Governo da Ucrânia regulamentou o art. 12 da Constituição da Ucrânia pelo qual estabelece que a Ucrânia zela pelos interesses nacionais, culturais e lingüísticos dos ucranianos residentes no exterior. Para a Ucrânia são ucranianos do exterior (UdE) aqueles que possuam a cidadania de outro país ou são apátridas, são descendestes da Ucrânia ou são descendentes étnicos, isto é, os seus antepassados pertencem à nação ucraniana ou reconhecem a Ucrânia como a pátria de sua descendência. O Governo da Ucrânia expedirá uma Carteira de Ucraniano do Exterior para aquele possuir mais de 16 anos, comprovar a descendência étnica ou a origem da Ucrânia e assim o requerer.

1. Cadastramento Geral dos Descendentes e Encaminhamento da Carteira de Descendente de Ucranianos

O Cadastramento Geral de descendentes de ucranianos é para todos e não tem custo. Podem cadastrar-se junto a Representação Central Ucraniano Brasileira todos os descendentes: desde os recém nascidos até os mais idosos. O Cadastro Geral dos descendentes de ucranianos é a base para que a Representação Central Ucraniano Brasileira possa certificar ao Governo Ucraniano que o requerente da Carteira de Ucraniano no Exterior é descendente étnico ucraniano.

Atendimento: Secretaria da Representação Central Ucraniano Brasileira

Depois pronta a documentação agendar com Vitorio Sorotiuk:

Rua Brigadeiro Franco, 374 – 80.430-210 – CURITIBA – PR

Telefone (041) 99981 5402 – E mail : rcucranianobrasileira@gmail.com

2. Encaminhamento do Requerimento da Carteira de Ucraniano do Exterior.

Para obter a Carteira de Ucraniano do Exterior do Governo da Ucrânia somente poderão requerer aqueles que possuírem mais de 16 anos, comprovar a descendência étnica e assim o requerer.

Para tanto se faz necessário:

1) Preencher o cadastro ( em português ) : Clique aqui para baixar a ficha de Cadastro.

2) Preencher o requerimento ( Zaiava -  em ucraniano – só assinar, a Secretaria da RCUB preenchera com os dados da ficha de cadastro ):     Clique aqui para baixar novo requerimento – Nova Zaiava

3) Juntar duas fotos 3 X 4 coloridas com data;

4) Juntar 2 xerox da Carteira de Identidade ( não precisa autenticas );

5) Juntar duas cópias xerox de cada um dos documentos que comprovam a sua descendência ( pode ser certidão de nascimento, casamento, óbito e outros;

6) Pagar na Caixa Econômica Federal  – Agencia 1628 - Operação 013 – Conta 1o.493-0  uma única taxa de R$ 160,00 ( cento e sessenta reais ) e incluir o comprovamente de pagamento no processo.

3. Os benefícios da Carteira de Ucraniano do Exterior são os seguintes:

  1. O Ucraniano do Exterior – UdE – terá o reconhecimento de seu status e receberá uma carteira válida por 10 anos;
  2. A cada 5 anos o UdE poderá obter o visto de ingresso múltiplo na Ucrânia, livre de ônus e sem necessidade de convite especial.
  3. O UdE poderá migrar para Ucrânia afim de residência permanente fora da quota normal de imigração, estendendo-se para a cônjuge e filhos em caso de permanência conjunta.
  4. Os UdE residentes na Ucrânia gozam dos mesmos direitos e liberdades e possuem as mesmas responsabilidades que os cidadãos da Ucrânia.

4. Trâmite

A Representação Central Ucraniano Brasileira após a verificação da documentação expedirá uma declaração sobre a descendência Ucraniana do Requerente e enviará o processo às autoridades diplomáticas da Ucrânia no Brasil. Em seguida o processo segue para Ucrânia. Uma comissão específica do governo da Ucrânia analisará e aprovará o processo. O prazo teórico da entrega da carteira é de 6 meses pelo governo da Ucrânia.

5. Alguns esclarecimentos importantes.

A Carteira de Ucraniano do Exterior tem validade para a Ucrânia. Muitos pensam em obter a Carteira de Ucraniano do Exterior para pode circular ou residir em outros países da Europa. Não. Só vale para  Ucrânia. Para os outros países da Europa você se apresenta com o teu passaporte brasileiro.

A Carteira de Ucraniano do Exterior não é uma dupla cidadania. Possui elementos dela. É um status especial para os descendentes de ucranianos residentes  no exterior na Ucrânia. Facilita a obtenção da cidadania ucraniana, mas para obtê-la você tem que desistir da cidadania brasileira.