Artesanato

O artesanato é uma grande tradição na Ucrânia, e inclui trabalhos como bordados ( tolhas chamadas de Rushneks, camisas e roupas ), xilogravura, pintura de bonecas e de ovos típicos, as famosas pêssankas.

Há indícios de que os ucranianos produziam as pêssankas desde 3.000 a.C., com ferramentas rústicas e desenhos nem tão elaborados como os de hoje em dia. Como os ucranianos veneravam a natureza, antes da conversão ao cristianismo, na Festa da Primavera ofereciam presentes ao deus Dajbóh, equivalente a Apolo, e entre eles sempre se encontravam as pêssankas.

Quando o Príncipe Wolodymir adotou o cristianismo como religião oficial do país, o clero adaptou a arte dos ovos decorados à nova realidade, e eles passaram a ser uma tradição de páscoa.

Ao longo de sua história, a Ucrânia passou por muitas dificuldades políticas, ligadas a domínios sobre seu território, guerras e comunismo, mas as pêssankas nunca deixaram de ser um sinal da tradição do povo, e quando a independência do país foi decretada em 1991, elas passaram a ser um símbolo de longevidade para o país.