POLTAVA E BARVINOK APRESENTAM-SE NO TEATRO GUAÍRA DIAS 3 E 6 DE JULHO.

Escrito por admin no dia 20 de junho de 2012 em Sem categoria - Nenhum Comentário

Os Grupos Folclóricos Ucranianos de Curitiba Poltava e Barvinok apresentar-se-ão respectivamente nos dias 3 e 6 de julho no Teatro Guaíra durante a realização do 51º Festival de Etnias do Estado do Paraná.

POLTAVA
Dia 3 de Julho – Teatro Guaíra – 20:30 horas
Ingresso R$ 15,00 – Fone 9183 9183

BARVINOK
Dia 6 de Julho – Teatro Guaíra – 20:30 horaas
Ingresso R$ 15,00 – Fone 3224 5597

O Grupo Folclórico Poltava foi fundado no dia 13 de junho de 1981, quando jovens descendentes de ucranianos sentiram que em seus corações pulsava incessantemente o mesmo ideal: reviver algo da riquíssima e milenar arte de danças, seguindo assim os passos de seus pais e avós. O nome Poltava vem da cidade do mesmo nome, uma das mais importantes da Ucrânia, grande centro cultural. O Grupo Poltava possui mais de 200 integrantes que investem seu momento de lazer em prol desse rico e milenar folclore. Sua organização é composta pelo grupo adulto, a Escola de dança infanto juvenil, a opera de bandurista Fialka, o coral Dunai e a Orquestra Poltava.Por ocasião da comemoração de seus 20 anos recebeu do Embaixador da Ucrânia Yuri Bogaievski um certificado do Ministério de Cultura e Arte da Ucrânia. O Grupo Folclórico Poltava participa ativamente dos festivais de grupos folclóricos de Curitiba e do Festival Nacional de Danças Ucranianas.

O Folclore Ucraniano Barvinok foi fundado em 1930 e oficializado em 1959, com o advento do I Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. Desde as suas origens, funciona como departamento da SUBRAS e Clube Ucraíno Brasileiro, entidades de caráter cultural e beneficente, que congregam membros da colônia ucraniana de Curitiba, seguramente o maior reduto de imigrantes e de seus descendentes no Brasil. O Barvinok tem se destacado na preservação e divulgação do folclore ucraniano, através de suas danças e canções, obtendo amplo sucesso em apresentações pelos Estados Brasileiros e também no exterior. Em 1988, participou das comemorações do Milênio da Cristianização da Ucrânia, realizando uma tournée pelos Estados Unidos da América (10 cidades) e Canadá (6 cidades), destacando-se Chicago, Detroit, Nova York, Washington, Toronto e Montreal. Em 1992 e 1993, participou como convidado especial da Middfest Internacional, na cidade de Middletown, Ohio, EUA, tendo nesta oportunidade, como único representante do Brasil, se apresentando juntamente com grupos vindos da Ucrânia. Em outubro de 1996 e 1998, o Barvinok novamente representou o Brasil na Middfest International, viajando para os Estados unidos com um programa de danças folclóricas ucranianas e brasileiras, na festividade que naquele ano homenageou a América Latina. Participou também do “World State Communnity Affairs”, intercâmbio cultural realizado na Rio Grande University, na cidade de Rio Grande, Ohio. São mais de 80 amos que o Folclore Ucraniano Barvinok, através de filhos e netos de ucranianos e de brasileiros, descendentes ou não destes valorosos imigrantes, vem cumprindo os objetivos de mostrar o milenar acervo de seus antepassados ao povo do país que soube tão bem acolher os que vieram em busca de paz e de uma pátria para criarem seus filhos e preservar os usos e costumes da distante e querida Ucrânia.

Deixe um Comentário