NOVO MONUMENTO À PESSANKA INAUGURADO NO BRASIL.

Escrito por admin no dia 8 de setembro de 2011 em Sem categoria - 3 Comentários

No dia 7 de setembro de 2011 foi inaugurado na cidade de Ivai, Estado do Paraná, um novo monumento à Pessanka no Brasil. A obra foi elaborada a pedido do Prefeito Municipal Idir Treviso para marcar o centenário da Igreja Ucraniana do Sagrado Coração de Jesus. O desenho e concepção da Pessanka gigante é dos artistas Jorge e Iara Seratiuk, a fundição em bronze foi realizada pelo escultor Elvo Benito Damo e a cerâmica foi elaborada por Maria Helena Saparolli. O monumento em bronze fundido, com placas de cerâmica coladas pesa mais de 800 quilos e está assentado sobre uma base em concreto coberta com pedras.

O Prefeito Municipal Idir Teviso lembrou que a sugestão em levantar o monumento à Pessanka foi do Pe. Domingos Starepravo e que o Município de Ivai passa a contar com uma expressiva obra de arte além de fazer uma justa homenagem à comunidade ucraniana. O Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Vitorio Sorotiuk ressaltou o fato do Brasil reconhecer como seu o patrimônio cultural o conjunto de bens materiais e imateriais portadores de referência à identidade, ação e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira e que o novo monumento à Pessanka coloca a cidade de Ivaí no circuito cultural mundial dos ucranianos.

A Pessanka tem origem milenar na Ucrânia, tendo sido encontrada em escavações que datam há mais de 3000 anos antes de cristo. A arte de pintar os ovos foi trazida pelos ucranianos ao Brasil e atualmente destaca-se como um artesanato permanente produzido pelos descendentes. A sua arte é ensinada desde cedo nas escolas e nos cursos específicos. Muitos artesãos já trabalham profissionalmente com a arte de pintar ovos de galinha, ganso, codorna e avestruz.

 

3 Comments on "NOVO MONUMENTO À PESSANKA INAUGURADO NO BRASIL."

  1. P.Domingos 10 de setembro de 2011 às 17:58 · Responder

    Vitorio, muito obrigado pelo Teu trabalho em divulgar a obra do Teu mano e cunhada. E em lembrar que fui eu que dei a ideia ao prefeito Idir Treviso, que prontamente aceitou-a e pos em pratica e assim Ela vai eternizar o nome dos artistas e de toda comunidade ucr5aniana no Brasil e no mundo.Talvez, nao sei, mas me parece que foi uma obra mais marcante deste jubileu de 120 anos da nossa presenca no Brasil.Ja o monumento da paroquia de Ivai ali ao lado da Igrja, acho que Vc. viu bem ja e marcante, mas esta bate todas coisas feitas neste 120 anos. O nosso prefeito merece uma condecoracao ou coisa parecida vinda do proprio Governo Ucraniano, porque oque ele fez por nossa cultura, nao esta escrito em nenhum outro lugar. Primo, Voce que tem entrada e conhecimento com grandes autoridades na Ucrania, providencie algo bonito, como uma mencao honrosa, ou alguma medalha talvez a da Santa Olga ou coisa parecida, para destacar o interesse e empenho em fazer tanta coisa para nos ucranianos. Ja o Portal na entrada com a baraca e as cupulas de igreja e bonito, este de agora enfeita e engrandece a cidade e o Brasil Ucraniano pelo mundo afora. Ficarei muito grato se Voce conseguir algo pro Prefeito Idir. E isto tambem servira nao somentecomo gratidao, mas fazer ser conhecido e porque nao seguir a careira politica como deputado ou algo mais, ai teremos muitas e muitas oportunidades de pedir pra nossa comunidade ucraniana e conseguir prontamente como esta belissima Pessanca. Um abraco e um bom domingoa Pe. Domingos

  2. E. B. 16 de setembro de 2011 às 21:45 · Responder

    A Igraja Ucraniana de Ivaí é muito linda. Com esse monumento ficou ainda mais….

    A comunidade Ucraniana merece.

  3. orestes bobeki 18 de outubro de 2011 às 21:32 · Responder

    …..Parabens a cidade do Ivai, bem como Sr. Prefeito, vereadores e povo dessa linda cidade….achei maravilhosa a ideia desse monumento da Pesanka, observa se a sensibilidade da cultura uckraniana e tb a riqueza que possui, esse povo maravilhoso….meus avos meu pai e meus bizavos viveram nessa linda cidade e me alegra saber q continua o esforco da colonizacao Uckraniana e Polonesa…..ja agendei minha proxima viagem de ferias….estar ai, assistir uma missa, e fotografar esse lindo monumento……..desejo Prosperidade a todo o povo do Ivai..Parabens…..Orestes Bobeki/Apucarana pr

Deixe um Comentário