Jantar Comemorativo dos 120 Anos da Imigração Ucraniana em Kyiv.

Escrito por admin no dia 24 de agosto de 2011 em Sem categoria - 2 Comentários

No dia 23 de agosto realizou-se em Kyiv, no Restaurante Chervona Kalyna, jantar comemorativo dos 120 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil com a presença de 180 descendentes de ucranianos brasileiros. Prestigiaram o evento o Governador do Paraná Beto Richa, o Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná Valdir Rossoni, o Chefe do Governo Deputado Ademar Traiano, o Embaixador Ucraniano Rotislav Tronenko do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, a Sra. Olga Darybohova do Ministério da Cultura da Ucrânia e o Embaixador do Brasil na Ucrânia Antonio Fernando Cruz de Mello.

Na abertura da solenidade o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitorio Sorotiuk, ladeado pelos dois ex-presidentes da instituição, Afonso Antoniuk e Mariano Czaikowski, lembrou que no dia 23 de agosto de 1891, precisamente 120 anos passados, chegavam ao Brasil as primeiras 4 familias de descendentes de ucranianos. Destacou a presença ucraniana no Brasil e a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e Cultural do Brasil. O Governador Beto Richa disse que sabia dimensionar a emoção de todos os presentes visitando a Ucrânia de seus ancestrais, pois havia vivido momento semelhante quando retornou ao Líbano, terras de seus avós.

Almoço oferecido pela Embaixada do Brasil na Ucrânia à Delegação Paranaense.

No almoço oferecido pelo Embaixador do Brasil na Ucrâniia Antonio Fernando Cruz de Mello o Diretor do Instituto Central do Ministério da Defesa da Ucrânia. construtor da base de lançamento de foguetes de Alcântara, ofereceu presentes ao Governador Beto Richa. Na oportunidade o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Vitorio Sorotiuk propôs que o Governo do Estado do Paraná reivindicasse que a realização do encontro de negócios entre os dois países quando da visita do Presidente da Ucrânia Victor Yanukovich, prevista para o mês de outubro, se realizasse em Curitiba. A proposta foi aceita pelo Governador Beto Richa e apoiada entusiaticamente pelo Presidente da Associação Comercial do Parnaá Edson José Ramon e pelo Vice Presidente da Federação de Indústrias do Pareaná Hélio Bampi.

 

 

 

2 Comments on "Jantar Comemorativo dos 120 Anos da Imigração Ucraniana em Kyiv."

  1. Oreste Basem 17 de setembro de 2011 às 12:02 · Responder

    Estive na ocaisão neste jantar e emocionei-me, pelas palavras ali ditas pela nosso governador, que prestigiou a celebração dos 120 anos de nossa imigração. Emocionei-me pelas canções cantadas pelas meninas do grupo veriouca, igualmente foi emocionante a canção soloveico, cantada pela Sonia reima e Felipe Oresten. Lindo Jantar que jamais esquecerei.
    Oreste Basem

  2. LAURO KUCHPIL 9 de outubro de 2011 às 23:53 · Responder

    Me considero um privilegiado juntamente com os 186 descendentes de Ucranianos que participaram do jantar e dos inesquecíveis 14 dias na terra de nossos avós. Oxalá possamos repetir dentro de alguns anos uma viagem dessas!!
    Lauro Kuchpil – Apucarana – Pr.

Deixe um Comentário