FELIZ ANO NOVO !

Escrito por admin no dia 14 de janeiro de 2016 em Sem categoria - Nenhum Comentário

FELIZ ANO NOVO !
ЩАСЛИВО НОВОГО РОКУ !
2016 – 125 ANOS DA IMIGRAÇÃO UCRANIANA PARA O BRASIL !
A Representação Central Ucraniano-Brasileira – RCUB – deseja a toda a comunidade ucraniana brasileira e seus amigos um Feliz Ano Novo! No ano de 2016 comemoramos 125 de nossa presença mais forte no Brasil. Pelos estudos aqui existentes dois grupos de aproximadamente 8 famílias cada chega ao Brasil neste ano de 1891: uma em Mallet e outra em Palmeira na Colônia Santa Bárbara. É, porém, nos anos de 1895 e 1896, que chega a primeira onda massiva de ucranianos ao Brasil e constitui a maioria dos descendentes de ucranianos no Brasil. Tivemos a segunda onda nas duas primeiras décadas do século XX e a terceira após a Segunda Grande Guerra Mundial. A quarta onda, após a independência da Ucrânia em 1991, forte em Portugal, Itália e Espanha, quando muito chega a 200 pessoas no Brasil.
Hoje somos 600.000 brasileiros. Vivemos e trabalhamos no Brasil. Aqui construímos nossas vidas. Miscigenamo-nos com os demais grupos étnicos, mas somos portadores de uma cultura que buscamos preservar: língua, costumes, religiosidade, folclore e modo de viver. Alguns às vezes questionam: Vivo agora no Brasil e porque manter a tradição ucraniana? Em verdade estamos em contato com a cultura brasileira e assimilamos muito de outras culturas. Mas o que é cultura brasileira? É a constituição brasileira quem responde no seu artigo 216: Constitui Patrimônio Cultural Brasileiro o conjunto dos bens materiais e imateriais portadores de referência à ação, memória e identidade dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Em uma só frase: significa dizer que a cultura de nossos antepassados ucranianos integra a cultura brasileira. Fortalecer essa cultura é fortalecer a própria cultura brasileira. Somos um país multiétnico e multicultural. Manter as características essenciais de sua cultura é fortalecer a sua identidade e integridade. Não importa que você tenha que viver com outras culturas e aprender outras línguas e participar de outras atividades culturais. Nesse ponto Taras Chevtchenko é magistral: “Estudem meus irmãos. Pensem, leiam, aprendam o que é dos outros, mas não abandonem o que é seu.” Portanto, o primeiro chamamento para 2016 é que continuemos e ampliemos as nossas atividades de preservação da cultura ucraniana no Brasil.
Em segundo lugar devemos encurtar ainda mais a distância entre a comunidade ucraniana brasileira e o povo ucraniano da Ucrânia e da Diáspora – os mais de 33 países onde existe a comunidade ucraniana no mundo. Durante um século vivemos separados de nosso povo. Tudo o que existe no Brasil de legado cultural ucraniano foi construído com o esforço próprio da própria comunidade ucraniano brasileira. A partir de 1991 iniciamos os contatos diretos. Contribuímos para apressar a instalação da embaixada do Brasil na Ucrânia e para a instalação da embaixada e dos consulados da Ucrânia no Brasil. Grupos da comunidade foram levados a visitar a Ucrânia. Iniciamos o envio de estudantes universitários e a realização de seminários culturais na Ucrânia e no Brasil. Contribuímos para que instituições universitárias da Ucrânia e do Brasil iniciassem cooperação. Realizamos encontros latino-americanos de descendentes de ucranianos. Trata-se de impulsionar e ampliar essas atividades.
Terceiro, manter acessa a chama de solidariedade com o povo ucraniano em sua luta pela paz e afirmação da soberania. Estamos desenvolvendo uma campanha juntamente com os Escoteiros do Brasil para ajuda às crianças refugiadas de guerra do leste da Ucrânia. Todos podem cooperar acessando o site dos escoteiros e contribuindo:http://escoteiros.org.br/noticias/noticia_detalhe.php… Também vamos lutar para reverter a posição do Brasil nos foros internacionais.
Com esse norte: preservar a cultura ucraniana no Brasil, encurtar a distância entre a comunidade ucraniana brasileira e o povo da Ucrânia e suas instituições e com a diáspora, manter acessa a chama de solidariedade com o povo ucraniano contra a agressão russa, chamamos a todos a fortalecer todas as sociedades, igrejas, associações, grupos folclóricos, corais, escolas do sábado e participar de todas as atividades da comunidade no ano de 2016.
FELIZ ANO NOVO !
ЩАСЛИВО НОВОГО РОКУ !
2016 – 125 ANOS DA IMIGRAÇÃO UCRANIANA PARA O BRASIL !
REPRESENTAÇÃO CENTRAL UCRANIANO BRASILEIRA – RCUB.

Deixe um Comentário