COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE TARAS CHEVTCHENKO

Escrito por admin no dia 9 de março de 2012 em Sem categoria - Nenhum Comentário

Na data de nascimento de Taras Chevtchenko – 9 de março – a Representação Central Ucraniano Brasileira lança a mobilização pelas comemorações do bicentenário do nascimento do poeta em 2014.

09.03.1814 – 09.03.2014

Taras Chevtchenko representa para os ucranianos a independência de sua país e a afirmação de sua identidade étnico cultural. Revestem-se, portanto, as comemorações do bicentenário de seu nascimento no ano de 2014 de grande significado e importância poli\tica e cultural.

Com o objetivo de que as comemorações do bicentenário do nascimento de Taras Chevtchenko em 2014 no Brasil tenham grande amplitude e representem uma afirmação de nossa cultura, língua, história e organização que a Representação Central Ucraniano Brasileira faz um chamado a todas as organizações da comunidade e a todos os descendentes de ucranianos no Brasil para que se mobilizem a partir de hoje.
Para tanto a Representação Central Ucraniano Brasileira já notificou ao Governo da Ucrânia a sua intenção de participar ativamente das comemorações e indicou algumas iniciativas que já tomou. Entre elas:

a) Reeditar o livro de Mariano Czaikowski sobre a vida e obra de Taras Chevtchenko com os poemas traduzidos para o Português por Wira Selanski Wowk e fazer ampla divulgação de artigos, cartazes, e o DVD Multimídia produzido pelo Ministério da Cultura da Ucrânia.
b) Planejar atividades e atos nas principais comunidades no Brasil em março de 2014. Além dos atos solenes realizar vertchonetsi, academias culturais, concursos de poesia, de declamação e pintura e etc.
c) Lançar um programa de edificações de monumentos:
1) A construção de uma estátua e memorial Taras Chevtchenko em União da Vitória, Estado do Paraná, onde está localizada a terceira cidade no Brasil com o maior número de descendentes ( nas duas primeira Curitiba e Prudentópolis já possuem monumento ). Já existe a Praça da Ucrânia perto da Igreja São Basílio o Magno. A Construção desse monumento foi incluída no plano de apoio da Ucrânia às comunidades no exterior.
2) A Instalação de bustos de Taras Chevtchenko em praças e sedes de associações em várias cidades do Brasil. O busto já foi elaborado pela escultura Cristina Katchaluba, na Suíça, e já se encontra no Brasil para a elaboração das cópias;
d) Realizar no mês de agosto de 2013 uma viagem à Ucrânia dos principais agentes culturais brasileiros descendentes da Ucrânia: visita a Kaniv, participação em Lviv da Conferência Internacional.
e) Desenvolver plano para a implementação do ensino e estudo da língua e da história da Ucrânia como homenagem ao bicentenário de nascimento de Taras Chevtchenko.

Com essa finalidade a Representação Central Ucraniano Brasileira constituirá uma comissão especial e apela à participação de todas as entidades da comunidade, do Ministério da Cultura do Brasil e Governos Estaduais, das Universidades e personalidades da vida política e cultural.

A essa tarefa contamos com a participação de todas as organizações da comunidade e a todos os descendentes de ucranianos no Brasil.

Curitiba, 09 de março de 2012.

VITORIO SOROTIUK
Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira.
rcucranianobrasileira@gmail.com

BUSTO DE TARÁS CHEVTCHENKO

Por encomenda da Representação Central Ucraniano Brasileira a escultora Cristina Katchaluba, descendente de ucranianos, artista plástica, atualmente residente na Suíça, esculpiu um busto de Taras Chevtchenko, especialmente para as comemorações do Bicentenário no Brasil.

CÓPIAS:
Em bronze: 4.300,00 – ( 3.600,00 se conseguirmos 10 ( dez ) encomendas )
Cópias em Fibra de Vidro para o interior: 2.300,00.

Cristina Kyshakevich Katchaluba é filha de ucranianos, nascida em Buenos Aires, Argentina.
Diplomada em pintura e artes gráficas na Universidade de Carnegie Mellon em Pittsburg, EUA, 1974.
Mestre em Arte na Universidade de Carnegie Mellon em Pittsburg, EUA, 1976
Estudou Escultura em Munich com o Escultor Gregor Kurk 1977-1979
Doutorado em Arte na U.F.U. em Munich, Alemanha, 2005.
Cristina Katchaluba reside na Suíça em Chernex-Montreux
Suas obras estão em Museus e coleções privadas nos Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Ucrânia, Espanha, Argentina e agora no Brasil.

Deixe um Comentário