Os Correios do Brasil e da Ucrânia editaram selo comemorativo dos 120 anos da Imigração dia 24 de agosto.

Escrito por admin no dia 5 de agosto de 2011 em Comemorações dos 120 anos - 1 Comentário


Atendendo solicitação da Representação Central Ucraniano Brasileira os Correios do Brasil editou  dia 24 de Agosto em Mallet e em Brasília o selo comemorativo dos 120 Anos da Imigração Ucraniana para o Brasil

 

Edital do Selo em PDF. Edital_Brasil-Ucrania_web
SOBRE O SELO
O selo divulga duas igrejas Cristãs Ucranianas, uma na cidade de Kyiv, Ucrânia, e outra na colônia ucraniana Brasileira, na cidade de Mallet, no estado do Paraná. À esquerda, visualiza-se a Catedral de Santa Sofia, com suas cúpulas douradas, de arquitetura bizantina, o primeiro monumento ucraniano inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. À frente, destaca-se o suntuoso Campanário da Catedral com quatro andares. À direita, a Igreja de São Miguel Arcanjo, a primeira construída no Brasil por imigrantes ucranianos; as paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos, trata-se de um bem histórico, cultural e patrimonial. O contraste das cores, ao fundo, no selo, retratando a noite e o dia, expressa, no conjunto, o relacionamento, a integração e o respeito entre os dois países. A criação das molduras usadas como acabamento foi inspirada na cultura ucraniana, bem como usado um grafismo decorativo como ornamento do selo, lembrando os bordados, xilogravuras e os tradicionais ovos pêssanka ucranianos. Foram utilizadas as técnicas de desenho gráfico e fotografias.
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 18
Fotos: Mem.Nac. Sofia Kyïvska e Gilson Camargo
Arte-finalização: Departamento de Filatelia e Produtos
Processo de Impressão: Ofsete
Folha com 25 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 2,55
Tiragem: 12.000 folhas (300.000 selos)
Na mesma data, em Kyiv, na Ucrânia, na sede central dos Correios da Ucrânia, localizado na Praça da Independência foi lançado o selo comemorativo dos 120 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil,   Durante todo o dia centenas de filatelistas e o grupo de 180 descendentes de ucranianos que visitam o país, puderam enviar cartas no dia da Independência com o selo comemorativo da imigração.

http://www.ukrposhta.com/www/upost.nsf/(documents)/A22D59731E69F600C22578F00049A73E?OpenDocument&year=2011&month=08

One Comment on "Os Correios do Brasil e da Ucrânia editaram selo comemorativo dos 120 anos da Imigração dia 24 de agosto."

  1. RAQUEL CRISTINA BARRETO POPADIUK 9 de agosto de 2011 às 16:15 · Responder

    Magnífico, afinal o brasil vai selar a beleza da cultura ucraniana . Povo que mantêm sua cultura bela e rica sempre em evidência e fidelidade. Parabéns!!!

Deixe um Comentário