Curitiba comemora o 20º Aniversário da Independência da Ucrânia

Escrito por admin no dia 3 de outubro de 2011 em Comemorações dos 120 anos - Nenhum Comentário

A comunidade ucraniana em Curitiba comemorou no dia 2 de outubro – domingo – o 20º Aniversário da Independência da Ucrânia, os 120 Anos da Imigração Ucraniana para o Brasil e os melhoramentos no Memorial Ucraniano. Neste ano o evento realizou-se mais tarde que os anos anteriores tendo em vista os trabalhos de melhoria que foram realizados no local. Os dançarinos já desfrutaram do novo tablado de danças, mais amplo, piso novo e com pontos de energia. No interior do memorial foram refeitos os painéis informativos e acrescentadas as informações sobre o monumento do Holodomor e as organizações ucranianas no Brasil.

O evento neste ano foi coordenado pela Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK, dirigido pelo Sr. Marcos Nogas e teve a participação dos grupos folclóricos Poltava do Clube Poltava e do Barvinok da Sociedade Ucraniana do Brasil – SUBRAS. As melhorias foram realizadas com recursos do Município de Curitiba – Secretaria do Meio Ambiente e Fundação Cultural de Curitiba – com emenda do vereador Omar Sabbag.

No evento estiveram presentes os representantes da comunidade ucraniana, da Fundação Cultural de Curitiba e do vereador Jorge Yamasaki. Foram ouvidos os hinos de ambos os países. O  evento teve a benção especial do Pe. Elias Mariniuk. Usaram da palavra no evento a Consul Larysa Myronenko e  o Consul Honorário da Ucrânia em Paranaguá Mariano Czaikowski. O Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Vitório Sorotiuk agradeceu o empenho de todos na comemoração e nas realizações da melhoria e convidou todos a comparecerem  no mesmo local dia 24 de outubro, quando da visita do Presidente da Ucrânia Victor Yanukovich.

Durante o evento foi lançado o livro de Transliteração do Idioma Ucraniano” Emílio Gaudeda. O autor tem larga experiência e conhecidmento da língua portuguesa, na tradução de textos da língua ucraniana e faz uma proposta inovadora para a transiletaração das palavras ucranianas para o português.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário